Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Segurança.... Mas não é só pra copa... Depois volta a ser como era antes ou até pior


No dia 24 de junho, Cuiabá pode sofrer uma verdadeira ‘invasão japonesa’. A seleção do Japão enfrentará a Colômbia, às 17 horas, na Arena Pantanal. Mas poderia ser muito melhor não fosse uma imagem ruim, deteriorada, que a cidade ostenta entre os japoneses. Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores do Japão lançou um alerta para os torcedores que pretendem vir ao Brasil: cuidado com a criminalidade. Mais que isso: no documento, Cuiabá é descrita com uma "incidência de assassinatos maior do que São Paulo".

E é uma verdade. O índice de criminalidade na Capital está assustador. Com baixo efetivo de policiais nas ruas, os homicídios estão avançando nas estatísticas. Em abril, pelo menos 59 pessoas foram assassinadas na Grande Cuiabá. Comparado com o mesmo período de 2013, as execuções cresceram 118%, informou o delegado Silas Tadeu Caldeiras, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).

Em mais de 60% dos assassinatos são empregadas armas de fogo e no restante dos crimes são usadas facas ou objetos contundentes (paus, pedras, entre outros), conforme levantamento da DHPP.

A promessa do governador Silval Barbosa em reforçar o efetivo da Policia Militar – a exemplo do que aconteceu com as obras e outros parâmetros necessários, como investimento em saúde – ficou apenas na promessa. O governador propagandeou que contrataria mais 2.100 policiais. Até o momento, nenhum policial chegou à corporação vindo do concurso público realizado este ano.

O concurso tinha objetivo de preparar os aprovados para estarem aptos a trabalharem durante a realização do Mundial da FIFA. No entanto, devido um atraso técnico, a iniciação dessa fase teve que ser adiada, já que o curso de preparação tem a duração mínima de seis meses. Após a realização da prova objetiva, o certame ainda está na fase de investigação social.

A pedido do governo de Mato Grosso, agentes da Força Nacional de Segurança irão atuar em Cuiabá durante a Copa do Mundo. O reforço chegará no dia 11 de junho e ficará até o dia 26, ou seja, dois dias antes e dois depois dos jogos realizados na capital mato-grossense. A apoio foi autorizado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (13). O número de policiais disponibilizados não foi divulgado.

Os agentes vão atuar na tentativa de preservar a ordem pública através de ações de contingência e controle de tumultos durante o período dos jogos. "A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública do ente federado solicitante, nos termos do convênio de cooperação firmado entre as partes, bem como permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências no âmbito da segurança Pública, durante a vigência da portaria autorizativa", diz o artigo 2º da portaria.

Além desse reforço de policiais da Força Nacional, Cuiabá contará com 900 militares de Mato Grosso do Sul em uma ação da Operação Ágata, deflagrada pelo Ministério da Defesa em toda a faixa de fronteira com outros países. Informações do Comando Militar do Oeste (CMO) dão conta de que serão designados militares de diversas áreas, inclusive engenharia e comunicação, para reforçar o efetivo da capital mato-grossense.
Seja como for, os japoneses estão sendo orientados pelas autoridades a evitar os ônibus e a não reagir: "Revólveres são muito usados por criminosos", explica o texto.

O alerta toca fundo o Japão, onde os índices de criminalidade são baxíssimas. Em 2012, em todo o país, foram três homicídios com armas de fogo e 31 assaltos com revólveres. Mas nem essa realidade, tão distinta da nossa, brasileira, é capaz de espantar os torcedores.

O número de japoneses viajando para a Copa deve superar os que foram para a África do Sul, em 2010. Um grupo, enquanto prepara fantasias, revela uma certa preocupação. Um deles, que é agente de viagens, esteve na Copa das Confederações. Ele diz que pretende sempre andar acompanhado e não sair à noite.
- See more at: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/japao-lanca-alerta-para-os-torcedores-e-cita-cuiaba-como-rcidade-de-crimesr.html#sthash.eOaFC0sD.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário