Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Jogos Indígenas em Parecis



O VIII Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis acontece no município de Campo Novo do Parecis/MT, no período de 05 a 08 de junho, com objetivo de alavancar o etnoturismo e consequentemente, a sustentabilidade econômica através das atividades esportivas e culturais do Povo Haliti e outras etnias convidadas. 
Diante da história de contato do Povo Paresi e da sua realidade é prerrogativa legítima das comunidades Paresi-Haliti, implementar o evento em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, a Administração Executiva Regional FUNAI e o Governo do Estado de Mato Grosso através de Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, buscando transformar o evento um produto turístico, como uma nova fonte alternativa de renda para as comunidades indígenas, visando melhorar a qualidade de vida e ao mesmo tempo revitalizando, preservando seus valores culturais e garantindo o equilíbrio do meio ambiente com atividades econômicas sustentáveis.
Acredita-se que os segmentos Cultura e Esporte são os mecanismos mais salutares, agregadores e incentivadores para a boa convivência dos haliti e o respeito mútuo com a sociedade não indígena, mostrando os seus valores e por consequência diminuir determinados preconceitos que possa vir a existir por falta desse conhecimento entre ambos.
Desta forma, o segmento esporte é o mecanismo mais salutar e agregador para a boa convivência e o respeito mútuo entre os povos, e a realização do VIII Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis busca promover uma nova relação de aproximação, conhecimento, troca e revitalização dos valores das tradições indígenas com a sociedade envolvente e de afirmação como povos autóctones.
Durante os Jogos serão observados:

O respeito, valorização e a revitalização das manifestações culturais do povo Paresi-Haliti;
Intercâmbio cultural;
União entre as várias etnias;
Incentivo do uso sustentável dos recursos naturais em terras indígenas;
Fazer do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis um produto turístico, transformando-o em um processo contínuo e auto sustentável.

ETNIAS PARTICIPANTES
Os Povos Indígenas participantes do evento 2014 se dará entre os habitantes da região descendentes do tronco lingüístico Aruak, e serão convidadas outras etnias do Estado de Mato Grosso.
Os critérios para a participação serão prioritariamente em função daquelas etnias possuidoras de suas tradições originais: línguas, costumes, manifestações culturais (cantos, danças, pinturas corporais e outros), artesanatos e seus esportes tradicionais.

Paresi-Haliti – Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Sapezal, Nova Lacerda e Conquista d’Oeste
Manoky (Irantche) – Brasnorte
Enawenê-Nawê – Juina
Nhambikwara – Sapezal e Comodoro
Umutina – Barra do Bugres
Rikbatsa – Juina
Xavante – Barra dos Garças
Bakairi – Nobres

Serão desenvolvidas as seguintes atividades desportivas:

Arco e Flecha
Corrida de Toras
Arremesso de Lanças
Cabo de Força
Corridas – Velocidade (100 m) e 4 x 100m
Jikunahati (Cabeça Bol)
Tidimore
Futebol (Masculino e Feminino)

O evento contará com as seguintes apresentações das manifestações culturais das etnias:

Danças
Cantos
Canto xamânico
Pintura corporal
Artesanatos indígenas
Exposição fotográfica
Exibição de vídeos
Exposição etnográfica

Serviço:
VIII FESTIVAL DE CULTURA E JOGOS INDÍGENAS DO PARECIS
Local: Campo Novo do Parecis –MT
Estádio Ari Tomazelli – Avenida Mato Grosso - Centro
Período: 05 a 08 de junho de 2014

Fonte: Comunicação/Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis

Nenhum comentário:

Postar um comentário