Páginas

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Aécio Neves cresce nas pesquisas em Mato Grosso




A presidente Dilma Roussef (PT) apresentou queda nas intenções de votos em Mato Grosso e já aparece empatada com o pré-candidato Aécio Neves (PDSB). Ambos detêm 26,1% das intenções de voto na modalidade estimulada – aquela em que é oferecida ao eleitor nomes dos pré-candidatos – entre os eleitores do Estado, em pesquisa realizada pelo Instituto KGM.

Na sequência, vem o candidato Eduardo Campos (PSB) com 11,8% e Randolfe Rodrigues (PSol) com 1,5%. Outros 22,4% dos entrevistados não votariam em nenhum candidato, branco ou nulo e 12,2% não souberam ou não responderam ao questionamento. 
O cenário foi identificado pela segunda pesquisa de intenção de votos realizada entre os dias 22 e 29 de abril, pelo Instituto KGM. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (5), após os pesquisadores ouvirem 1.100 pessoas entre 16 anos e mais de 60 anos, moradoras de 55 municípios do Estado. 

A presidente Dilma caiu 3,6 pontos percentuais entre a primeira pesquisa divulgada no início de março pela KGM e esta de abril. Na época, Dilma aparecia com 29,7%. Já Aécio Neves, “dono” de 22,8% em março cresceu 3,3%. 

O mesmo aconteceu com Eduardo Campos, que de 8,5% passa a apresentar 11,8%. Já o nome de Randolfe Rodrigues caiu um décimo, de 1,6% em março para 1,5% em abril.

Na pesquisa espontânea – aquela em a pergunta é feita sem nomes para respostas – os números diferem dos da estimulada. Se as eleições fossem hoje, Dilma Roussef teria 9% das intenções de votos e Aécio Neves 7,4%. Na sequência aparecem Eduardo Campos com 2,1%, Lula (PT) com 1,5% e Marina Silva (PSB) com 1,3%.

No entanto, a maioria (76,3%) dos mato-grossenses não sabe ou não respondeu a pergunta. 

Até as eleições estão previstas outras 9 pesquisas a serem realizadas pela KGM e divulgadas, a exemplo das primeiras, pelo site HiperNotícias, Blog do Antero e TV Pantanal, canal 22.

REJEIÇÃO 
A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Embora 21,4% não responderam a pergunta, Dilma Rousseff aparece com o maior índice de reação negativa à avaliação popular, com 41% das citações. Eduardo Campos é o menos rejeitado, com 5,7%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº. BR - 00082\2014 e tem margem de erro de 3% e intervalo de confiança de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário