Páginas

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Mutirão de hanseniáse e tuberculose



Moradores da Região Salmen que tiverem manchas dormentes no corpo ou que estiverem tossindo repetidamente há mais de duas semanas poderão procurar no próximo dia 19 de julho a unidade de Estratégia da Saúde da Família – ESF do Parque Universitário. No local estará ocorrendo um mutirão que reunirá os principais especialistas locais da Secretaria Municipal de Saúde no diagnóstico da Hanseníase e Tuberculose. A busca ativa por casos das duas doenças já chega em seu 13º mutirão regional só em 2014.


O enfermeiro chefe do programa responsável por acompanhar as duas doenças em Rondonópolis, Lourenço Ribeiro da Cruz Neto, afirma que além de técnicos e enfermeiros, a equipe profissional será reforçada por estudantes de enfermagem da UNIC e da UFMT, que participam de um projeto de parceria e cooperação técnica entre as universidades e a Secretaria de Saúde. Ele conta que estão sendo confeccionados milhares de convites que serão entregues para cada morador da região.


“É um trabalho de busca ativa realmente. As agentes comunitárias de saúde levarão este convite para cada morador, ressaltando a importância de ir até a unidade de saúde no dia 19, pela manhã, e fazer o exame”, informou Lourenço, detalhando que os atendimentos vão se concentrar das 8 às 12 horas.Sobre o encaminhamento posterior, caso seja identificado algum caso suspeito, o enfermeiro explica que no próprio local o paciente já vai ser incluído no cadastro municipal do programa. “Os casos suspeitos são cadastrados e direcionados até a sua unidade de referência. Ineditamente após um exame mais detalhado e a confirmação, já é iniciado o tratamento”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário