Páginas

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vacina contra hepatite A está disponível a partir de hoje em Cuiabá



 O público-alvo são crianças com 12 meses de idade até menores de dois anos. A meta é vacinar, aproximadamente, 5,2 mil crianças na capital até dezembro. Conforme a Secretaria de Saúde, a partir deste mês a vacina passa a fazer parte do calendário nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, a escolha da faixa etária é feita com base em estudos técnicos exatamente por conta do período em que a criança terá capacidade de resposta imunológica para se proteger contra a vacina. A partir de uma certa idade, é provável que a criança já tenha entrado em contato com o vírus. A inclusão da vacina na faixa etária de 12 meses a menores de dois anos é uma recomendação do comitê técnico da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A hepatite A atinge o fígado. De acordo com a OMS, a cada ano, ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos no mundo. O Ministério da Saúde aponta 151.436 casos da doença no Brasil entre os anos de 1999 e 2013. No período entre 1999 e 2012, 761 pessoas morreram por causa da hepatite A.

Em Cuiabá, de acordo com dados da Vigilância em Saúde do Município, de 2010 até os dias atuais foram registrados 62 casos de hepatite A, sendo que somente neste ano já são oito casos. Não houve registro de mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário