Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Acesso à Cachoeirinha em Chapada dos Guimarães passa a ser gratuito



O balneário Cachoeirinha, localizado dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, está com acesso gratuito aos turistas. A área, onde funcionava um restaurante, foi desocupada e passou a ser administrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por gerir o parque. O acesso à cachoeira mudou e agora é feito pela cachoeira Véu de Noiva, por meio de uma trilha que dura aproximadamente 15 minutos.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 e tem área de quase 33 mil hectares entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Ainda na década de 90, o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), na época responsável pela administração do lugar, adquiriu áreas particulares, entre elas a fazenda "Véu de Noiva", com 400 hectares, que vai do Véu de Noiva até o limite final do parque, onde fica o balneário Cachoeirinha.

A posse do restaurante pelo ICMBio ocorreu no dia 18 de agosto, por força de uma decisão judicial. O processo tramitava desde 2002 e, em maio deste ano, os ocupantes do comércio foram intimados a desocupar a área pública em até 30 dias.

O balneário tinha uma guarita própria e cobrava R$ 15 de entrada por pessoa, segundo o ICMBio. Com a desocupação, o acesso deixou de ser pago e foi dado início à readequação na trilha que dá acesso à Cachoeirinha. A intenção é que o trabalho esteja finalizado até o dia 7 de setembro.

Conforme o ICMBio, os visitantes podem levar bebida, exceto alcoólicas, e alimentos ao balneário. E, por ora, o acesso é feito somente a pé. Segundo o instituto, existe a possibilidade de que, futuramente, seja usada uma estrada antiga - mas para veículos com idosos e vans com turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário