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quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Viaduto da Sefaz... ainda!



O viaduto Jamil Boutros Nadaf (viaduto da Sefaz), que está interditado desde o início de agosto, deverá ser escorado imediatamente. A determinação é do Tribunal de Contas do estado (TCE-MT), por conta das falhas graves apresentadas na estrutura da obra, localizada na Avenida do CPA, em Cuiabá, e que havia sido liberada para o tráfego em fevereiro deste ano. Sobre a possibilidade da construção cair, a Secretaria da Copa (Secopa) diz que, sem uso, não há risco de desabamento. O prazo estimado para os reparos é de 120 dias.

O escoramento, diz o TCE-MT, deverá ser feito por uma questão de prudência. A Secopa entregou laudo técnico ao TCE-MT na segunda-feira (1º) no qual são reconhecidas as falhas estruturais. Conforme o documento, o conserto do viaduto em forma de ferradura vai exigir o acréscimo de concreto e aço nos blocos de fundações e reforço na armadura longitudinal. A construção faz parte do pacote de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), obras que deverão totalizar R$ 1,4 bilhão.

O laudo técnico sobre o viaduto foi feito por empresa contratada pelo conjunto de empresas responsáveis pelo metrô de superfície, formadas pelo Consórcio VLT Cuiabá. Em julho, técnicos que estavam trabalhando na manutenção das juntas de dilatação da obra constataram "fissuras milimétricas" na estrutura. Então, o consórcio decidiu interditar o viaduto para o tráfego.

O TCE-MT criticou as falhas na estrutura e disse que o estado apresentou deficiência no planejamento e precariedade na fiscalização das obras, e classificou a situação de gravíssima. Um dos pontos alvo de críticas pelo tribunal após análise dos laudos foi em relação à armadura longitudinal, que corresponde a 195 centímetros cúbicos de ferragem, quando o necessário seriam 330 centímetros.

Histórico de falhas
As falhas no viaduto começaram a ser percebidas antes mesmo da obra ser liberada para o tráfego. A pavimentação do elevado foi reprovada pelo governo em 2013 e teve que ser trocada. Um trecho da cabeceira foi danificado e, durante uma das visitas oficiais da Fifa à capital mato-grossense antes da Copa do Mundo, operários colocaram uma lona para camuflar o asfalto.

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