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sábado, 6 de setembro de 2014

Ideb de escolas de Mato Grosso fica abaixo da meta no ensino médio



O ensino médio das escolas da rede estadual de Mato Grosso apresentou queda de desempenho na meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) para ser alcançada em 2013. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta sexta-feira (5) pelo MEC, a pontuação média do ensino médio foi de 2,7 pontos, abaixo do índice alcançado na edição anterior, em 2011, que foi de 3,1 pontos, como também inferior à meta esperada pelo governo federal para este ano, de 3,1 pontos.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou ao G1 que só deve se pronunciar sobre os dados do Ideb na segunda-feira (8). Além de Mato Grosso, outros 15 estados integram a lista das redes estaduais que pioraram a nota em relação ao índice anterior: São Paulo (caiu de 3,9 para 3,7); Santa Catarina (caiu de 4,0 para 3,6); Minas Gerais (caiu de 3,7 para 3,6); Paraná (3,7 para 3,6); Mato Grosso do Sul (de 3,5 para 3,4); Ceará (3,4 para 3,3); Roraima (de 3,5 para 3,2); Tocantins (3,5 para 3,2); Amazonas (3,4 para 3,0); Amapá (de 3,0 para 2,9); Maranhão (de 3,0 para 2,8); Bahia (de 3,0 para 2,8); Sergipe (de 2,9 para 2,8); Pará (2,8 para 2,7) e Rio Grande do Norte ( de 2,8 para 2,7).

O Ideb mostra também que em relação ao ensino fundamental (1º ao 5º ano) das escolas da rede pública de Mato Grosso (estadual e municipal), o índice do Ideb cresceu na média e superou a meta projetada. O desempenho foi de 5,2 pontos, acima de 2011 (4,9 pontos) e além do esperado pelo MEC, de 4,6 pontos. Porém, nos anos finais (6º ao 9º), as unidades de ensino estão entre as melhores em relação aos outros estados no desempenho, com pontuação de 4,2, sendo um ponto inferior à edição anterior (4,3) e acima da meta projetada: 3,8 pontos.

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2005 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.

Rede privada
Pela segunda vez consecutiva desde que o Ministério da Educação passou a realizar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o ensino médio da rede privada apresentou queda de desempenho. Nos anos iniciais do ensino fundamental o índice apresentou melhora em relação ao anterior e nos anos finais se manteve.

O Ideb de 2005 registrava 5,3 pontos, o que se manteve na edição de 2007, obtendo crescimento em 2009, quando alcançou 5,8 pontos. Caiu para 5,7 no índice de 2011 e, agora, diminuiu mais ainda voltando a registrar 5,3 pontos, abaixo da meta projetada para 2013, que é de 5,8 pontos.

Um leve crescimento foi consolidado nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), que apresenta 6,7 pontos no Ideb de 2013, quando a meta era de 6,4 pontos, superando também o último índice de 6,3 pontos. Em 2009 foi 6,2, em 2007 (5,9) e 2005 (5,5).

Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o Ideb também subiu e se manteve em 5,9 pontos nas duas últimas edições. Em 2009 foi de 5,8; em 2007, de 5,6; e 2005, de 5,2 pontos.

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